Programa “Uma praça em cada bairro”: análise e contributos para a valorização do espaço público em Lisboa [2014-2020]

Programa “Uma praça em cada bairro”: análise e contributos para a valorização do espaço público em Lisboa [2014-2020]

Submission ID:

74

O século XX e, sobretudo, o pós-II Guerra Mundial, conduziu a uma transformação nas funções tradicionais do espaço público. A tendência global de adaptação do espaço público à circulação automóvel afeta a cidade de Lisboa, apesar das iniciativas pontuais, do final do século XX, de valorização do espaço público, com a pedonalização de ruas.
A organização da Expo’98, em Lisboa, corresponde a uma oportunidade para criar cidade e revalorizar o papel do espaço público enquanto espaço de permanência. Apesar do seu legado, o efeito de contágio a outros espaços públicos foi relativamente tímido, mesmo considerando a reconversão parcial da frente ribeirinha, com epicentro na reestruturação da Praça do Comércio, em 2007.
Este artigo mostra o impacto do programa “Uma praça em cada bairro”, na criação de espaços públicos de permanência. O programa, desenvolvido a partir de 2014, pela Câmara Municipal de Lisboa, corresponde a um programa de transformação e valorização do espaço público.
Embora os espaços identificados ou intervencionados estejam relacionados com o conceito de microcentralidade, têm sido desenvolvidas intervenções de escala variável que vão desde o eixo central (Marquês de Pombal-Entrecampos) a pequenos largos por toda a cidade.
A metodologia para a concretização desta investigação baseia-se em: i) observação de ortofotomapas, de 2014 a 2020, ii) leitura através da ferramenta Arrogance of Space que permite identificar as áreas dedicadas a diferentes usos do espaço (pedonal, circulação, espaço verde) e iii) quantificação dos elementos urbanos em análise.
Pretende-se, a partir da análise das áreas dedicadas a diferentes funções do espaço público, aferir a concretização dos objetivos de transformação do espaço público que estiveram na base do programa “Uma praça em cada bairro”.

Corresponding Author

José Narciso

ISCTE - IUL / FCSH - NOVA

Author #1:

José Narciso

ISCTE - IUL / FCSH - UNL

Author #2:

MAFALDA SAMPAYO

ISCTE - IUL

Author #3:

Author #4:

Preferred Track

6. Urban policies

Second Preferred Track

7. Urban competitiveness and social challenges

Subscribe for updates

Contacts

DINÂMIA'CET-Iscte

Centre for Socioeconomic and Territorial Studies

Avenida das Forças Armadas | Edifício ISCTE

Sala D316 1649-026 Lisbon

grandprojects.2021@gmail.com

  • YouTube
  • Facebook

Organization

LOGO21.png
din_sig_pos_rgb.png